Ministério da Saúde acompanha ´in loco´ ações contra trÃplices viroses
Cerca de uma semana após se reunir com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, recebeu nesta semana o assessor do Ministério da Saúde Alfredo Boa Sorte que in loco veio ver as ações de combate à tríplice epidemia de arboviroses – zika vírus, chikungunya e dengue. Na audiência o ministro havia se comprometido em ajudar de modo efetivo as Prefeituras de Itabuna e de Ilhéus com ações e mais recursos para combate ao mosquito Aedes aegypti e atendimento à população.
De acordo com Alfredo Boa Sorte os municípios de Itabuna e Ilhéus estão entre os 30 municípios do país onde há epidemia tríplice. “Então a gente veio acompanhar as providências adotadas por cada uma das prefeituras, observar a estruturação da prevenção e de combate ao mosquito e a rede assistencial, ou seja, o suporte às pessoas que estão doentes está tendo”, afirmou.
O assessor, que vai prepara circunstanciada relatório ao ministro da Saúde, disse que na visita a Itabuna observou o total engajamento da prefeitura e da sociedade para enfrentar a epidemia. “Por mais que o poder público, nos três níveis federativos, atue no combate ao mosquito e à tríplice epidemia se a sociedade não participar de nada vai adiantar”, acentuou.
Além de conhecer as ações do QG do Mosquito implantado pela Prefeitura de Itabuna para atender pacientes, com suporte de laboratório, consultórios médicos, salas de coleta, triagem, hidratação e de controle e uma farmácia, o assessor Alfredo Boa Sorte também visitou o Hospital de Base, as obras das UPAS-24 horas, no Monte Cristo e Fonseca, CAPS-AD 24 Horas e do Centro Especializado em Recuperação e Oficina Ortopédica (CER - III). “Em Brasília vou preparar relatório ao ministro da Saúde para que sejam autorizadas medidas pelo Ministério da Saúde”, disse.
O trabalho do secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, e de sua equipe de combate à tríplice viroses foram elogiados pelo assessor do Ministério da Saúde. Alfredo Boa sorte concluiu afirmando que vai levar os pedidos de conclusão das obras das UPAS 24 Horas para que logo iniciem seus serviços e melhoria do financiamento do SUS e do Hospital de Base, que tem caráter regional e tende mais de 120 cidades.
A visita do assessor do Ministério da Saúde foi acompanhada pelos secretários da Saúde, Paulo Bicalho, e de Comunicação, Gilvan Rodrigues, vice-prefeito Wenceslau Junior, e a da diretora da Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro. No Hospital de Base ele foi recebido pelo presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Silvane Chaves, diretores de departamento e assessores.